domingo, 30 de junho de 2013

Airport Bus Service renova frota e realiza cerimônia em Aparecida-SP

Olá pessoal!!! Tudo certo??? Hoje vamos falar sobre a renovação de frota da Airport Bus Service (Serveng Transportes) e também do ato religioso que envolveu funcionários e proprietários da empresa. 

Quem acompanha a história do Grupo Serveng, sabe da estreita ligação que o seu fundador, Sr Pélerson Soares Penido, tinha com a cidade de Aparecida-SP e, principalmente, pela sua fé e devoção a Nossa Senhora. O fato de a Serveng Civilsan (empresa de engenharia civil do grupo) ter sido a responsável por fazer todo o trabalho de aterramento para a construção da Basílica nova, confirma essa teoria. E é essa fé, que o Sr Pélerson sempre fez questão de demonstrar através das empresas de transporte em que comandou. Foi assim na época da São Jorge e posteriormente com a Pássaro Marron, após a sua aquisição em 1977. A cada aquisição de veículos que era feita, sempre teve a tradicional apresentação, no pátio do Santuário, acompanhada de uma missa e bênção em cada ônibus no final da cerimônia. Houve uma época em que isso era bastante comum. Mas conforme o tempo foi passando, esse costume foi se perdendo. 

Ao fundo: Matheus Penido, Sr Salles,
Thiago Penido, Thadeu Marcondes Penido.
Em 2011, houve uma quebra de tabu. Com a crise da Busscar, o Grupo Serveng escolheu uma nova marca de carroçaria e adquiriu o modelo Century, da Irizar, para renovar a frota da Airport Bus Service (ABS). Depois de muitos anos, decidiram levar os veículos para Aparecida-SP para benzer. A cerimônia contou com a presença do, então, presidente do grupo Sr Pélerson, seu filho Thadeu e outros familiares. Talvez tenha sido a última aparição pública do fundador da Serveng. Ele viria a falecer meses depois. 

Grupo de funcionários e proprietários da empresa
posando para fotos  no final da cerimônia.
Passados 2 anos, veio mais uma renovação de frota. Dando continuidade à parceria com a encarroçadora de Botucatu-SP, a Serveng Transportes (ABS) adquiriu 13 novos ônibus do modelo Irizar i6. Os veículos chegaram na garagem da Pássaro Marron, em Guaratinguetá-SP, na sexta-feira dia 28/06. Neste sábado (29/06), aconteceu a bênção da nova frota da empresa. 
Por volta de 10h50 da manhã, os ônibus chegaram no pátio do Santuário em fila, por ordem de prefixo. O último carro, trazia os membros da família Penido. Enquanto eu tentava fotografar o carro, o amigo Charles Machado me chamou a atenção para a mensagem exibida no itinerário: "Dr Pélerson S. Penido - Saudades". E depois outro carro exibia a mensagem: "Dr Pélerson S. Penido - Gratidão". 

Conforme os carros iam chegando na tribuna Papa Bento XVI, os motoristas iam se organizando para perfilar os 13 ônibus no pátio. Logo após, funcionários e a família Penido dirigiram-se para dentro da Basílica para assistir a missa. Ao final da celebração todos voltaram para o pátio acompanhado de um padre. Posicionados em frente a um dos ônibus, o padre reuniu os donos da empresa e os funcionários e fez uma oração pedindo a proteção para os motoristas da empresa e em seguida jogou água benta em cada veículo, na parte interna e na parte externa sempre acompanhado pelo Thadeu e seus filhos. No final do ato religioso, o padre recebeu os cumprimentos e um pequeno presente do Thadeu. Logo em seguida, os membros da família Penido cumprimentaram cada um dos 13 motoristas e os 2 mecânicos da Serveng Transportes que estavam presentes no local. A cerimônia encerrou-se com uma seção de fotos de todos em frente aos ônibus no pátio. 

Apenas um dos ônibus seguiu imediatamente para São Paulo-SP, que era justamente o que transportava os Penido. Os outros 12 veículos seguiram em carreata pelas ruas de Aparecida-SP com destino à garagem da Pássaro Marron, em Guaratinguetá-SP. 
Com autorização do gerente da Serveng Transportes, Leandro Salles Barbosa, tivemos a oportunidade de andar e conferir de perto como ficou o novo Irizar i6 de prefixo 37313, que entrará em operação nos próximos dias na grande São Paulo-SP. 


Os novos Carros

Desde que a Busscar entrou em crise, o grupo Serveng estudava qual seria a marca de carrocerias que melhor se adequava às suas necessidades. A espanhola Irizar, que tem sua unidade brasileira localizada na cidade de Botucatu-SP, foi a escolhida. A parceria foi iniciada no primeiro semestre de 2011, quando foram adquiridas 10 unidades do modelo Century com chassi Mercedes-Benz O-500RS. Na época, criou-se uma grande expectativa se as empresas Pássaro Marron e Litorânea também receberiam os mesmos modelos de carroceria. Isso acabou não acontecendo, pois em agosto do mesmo ano, foi concretizada a venda das empresas ao Grupo Comporte pelo valor de 400 milhões de reais, segundo o Valor Econômico
Ao final daquele ano, a Serveng Transportes completava o lote de 20 unidades, com a aquisição de mais 10 ônibus da encarroçadora. 

Esse ano, o modelo Irizar i6 (que foi apresentado oficialmente na última Fetrans Rio) foi o escolhido. Até o momento, foram 13 unidades montadas sobre os chassis Mercedes-Benz O-500RS. 
Vamos direto aos detalhes...

Externamente a carroceria já chama a atenção pelo seu design e pela bela pintura da ABS. Os carros já tem os prefixos com novo critério adotado: número 37 (EMTU), 3º e 4º dígitos são números de sequência do lote e o 5º dígito é o ano de fabricação do veículo. 
Abaixo do nome "Internorte", ainda aparece o nome da Pássaro Marron. Isso acontece porque o contrato ainda está em vigor e tem uma série de burocracias que precisam ser cumpridas. O comprimento total da carroçaria é de 13,5m, segundo dados da própria ficha técnica do veículo localizada próxima à escada de acesso. 
Um dos novos Irizar i6 com o prefixo reformulado.

Os bagageiros são construídos em estrutura de alumínio com travamento pneumático das tampas. 
Os veículos são equipados com o ar-condicionado da Hispacold, empresa especializada em climatização de ônibus e que pertence ao Grupo Irizar. A renovação de ar é de 20 vezes o volume da carroçaria, atendendo as normas ANVISA e europeia. 

O salão de passageiros tem 42 poltronas do tipo convencional, que oferecem um espaço razoavelmente bom para o passageiro, considerando o comprimento do veículo e o tempo médio de viagem das linhas da empresa. A exemplo do que acontece nos Century's, cada fileira é composta por poltronas de revestimento de cores diferentes: vinho e azul. 
Em cada fileira, o passageiro tem à disposição uma mesinha para notebook. Na fileira da esquerda está localizada entre as poltronas 5,6 e 09,10 e na da direita 7,8 e 11,12. 
O passageiro ainda conta com dois monitores LCD: um localizado no meio do salão acoplado ao porta pacote do lado direito e outro monitor de 22" no teto frontal da cabine, onde também é indicado a temperatura ambiente, horário e o uso do WC ("ocupado"/"livre"). 
Salão de passageiros com 42 poltronas.
Em cada fileira, o revestimento é de uma cor diferente.

O salão conta com luz de leitura e indicadores numéricos de poltronas em LED e com iluminação fluorescente. 
A porta conta com abertura e fechamento elétrico. Através de um controle remoto, o motorista pode abrir e fechar a porta, quando esse estiver do lado de fora do veículo. A porta ainda conta com proteção do sistema pantográfico e sensor de segurança.
Como acontece desde os Vissta Buss de 1999, o grupo Serveng manteve a opção de escolher as paredes divisórias do modelo rebaixado. Isso facilita o fluxo de embarque e desembarque dos passageiros além de melhorar muito a visão para quem gosta de viajar nas poltronas 01 a 04. 
O eficiente sistema de isolamento acústico da carroçaria, oferece mais conforto ao passageiro. Durante o percurso em que tive a oportunidade de andar no carro, o ronco do motor não incomodou em nenhum momento. 

Na cabine, conforto é o que não falta ao motorista. O banco é da Isri com regulagem de altura e amortecimento pneumático e ainda tem o cinto de segurança de 3 pontos. No lado esquerdo, tem porta-luvas e porta-documentos e janela com vidro elétrico. O motorista ainda tem à sua disposição, um microfone para comunicação com os passageiros. 
Conforto para o motorista.

O painel de instrumentos da carroçaria conta com computador de bordo onde pode-se regular a temperatura do ar-condicionado, abertura e fechamento do vidro da janela e da porta, todo o controle de iluminação interna e externa, acionamento e controle dos faróis, regulagem do rádio/CD player/MP3, acionamento do microfone e outras funções. 
No lado direito do painel, há o rádio/CD player adaptado para MP3 e pen drive. O sistema de áudio permite que todo o salão de passageiros tenha acesso ao conteúdo do que está sendo executado pelo dispositivo. 

O chassi O-500RS tem o motor OM457LA Bluetec 5 de 6 cilindros, que atende a norma Proconve P-7. Tem o novo painel eletrônico de instrumentos com velocímetro e conta-giros, indicador de nível de combustível e indicador da pressão do ar na suspensão remodelados, facilitando a visualização do motorista. O painel ainda conta com diagnóstico onboard, que informa a situação geral do carro. 
O volante de quatro raios tem a coluna com regulagem de altura. 
A suspensão tem o sistema de regulagem de rebaixamento e elevação (ajoelhamento). Através do botão de controle localizado no painel, o motorista pode regular o nível do veículo de acordo com sua necessidade. 
E a empresa optou por escolher o modelo com piloto automático, mas sem retarder. 

Segundo o gerente da empresa, Leandro Salles, até o final do ano a empresa pretende adquirir mais 20 unidades do modelo i6 e 10 unidades do PB. E ainda está em estudos a aquisição do modelo Caio Millennium III, para as linhas de transporte urbano da ABS. 



Veículo 37323 chegando no pátio do Santuário para a bênção da frota.


Mesa para uso de notebook ou rápidas reuniões a bordo.


No teto da cabine, monitor LCD de 22" com indicador de temperatura e relógio.


No painel de instrumentos, o CD player com dispositivo para MP3 e pendrive.
Painel de instrumentos para controle de diversas funções da carroçaria. 

Carro 37363 no pátio da garagem da Pássaro Marron, em Guaratinguetá-SP.

Carro 37423 que exibia a mensagem: "Dr Pélerson S. Penido - Gratidão". 

Os novos veículos contam com piloto automático e sistema de controle de nível da suspensão.

Após o evento, 12 carros foram para a garagem da Pássaro Marron, para que os motoristas pudessem almoçar.


Nossos agradecimentos ao Leandro, que gentilmente nos convidou para ir até a garagem da Pássaro Marron para seção de fotos e ao seu pai, o Sr Salles, pela atenção que nos deu durante o evento no pátio do Santuário. 


Acompanhe nossas atualizações diárias em nossa Fan Page no Facebook e siga-nos no Twitter