segunda-feira, 24 de junho de 2013

Articulados de volta em São José dos Campos!

Fala galera, tudo ótimo?? Interrompemos a sua programação para...
Sim! Uma edição extra para uma novidade que todos os Joseenses estão ansiosos em ver!


Bom, vamos direto ao assunto. Hoje a equipe do Estação Regional fez a cobertura total e exclusiva da chegada do 1º ônibus articulado com pintura oficial da empresa atuante na cidade de São José dos Campos após a licitação que teve início no ano de 2008. O carro, com prefixo de 3001 da empresa Expresso Maringá do Vale chegou hoje a cidade por volta as 08h30min da manhã.
O carro é ótimo. Espaço interno bem grande e com varias tecnologias embutida que até então eram novidades, desde a simples iluminação em neon até mesmo a câmera de ré.  O veículo em questão é o Marcopolo Viale BRT (São José dos Campos a cidade é a primeira a receber desse modelo na configuração de 4 portas do lado direito), a carroceria está sobre o chassi da Mercedes Benz modelo O-500MA possuindo a tecnologia Bluetec 5 e com as normas Euro V e nada mais, nada menos do que 354cv de potencia, um baita de um motorzão.





Ele ainda conta com diversas tecnologias de ultima geração, com os destaques a câmera de ré e GPS que agora alem de mostrar a empresa onde o veículo está exatamente, mostra ao motorista o itinerário a ser seguido, o que ajudará muito aqueles motoristas que não sabem o itinerário da linha, que às vezes acontece pelo fato do colaborador não ser efetivo naquela linha em questão.

                             




Na imagem ao lado fica mais fácil ter uma ideia de como funciona o sistema da câmera de ré e GPS. A esquerda temos o visor que mostra a parte de trás do veículo, para ajudar ainda mais nas manobras, possui linhas vermelhas, amarelas e verdes como sinalizadores, que quanto mais perto do objeto o veículo está ele se enquadra em uma linha numa cor distinta.
Já o sistema de GPS está localizado no lado direito do painel. Ali o motorista seleciona o linha em que está trabalhando e seguida é apresentado o mapa indicando o itinerário a ser seguido.
Outra tecnologia que o veículo possui é o ajustamento dos retrovisores pelo painel, o controle está localizado logo abaixo do Multiplex Marcopolo.
Diferentemente de todos os outros carros atuantes no sistema é o local a onde fica os botões para Abrir/Fechar as portas que está no lado direito abaixo do controle das marchas (D,N,R). Aliás, falando em transmissão, o carro é automático com caixa ZF Ecomat.


Agora para conforto direto do passageiro o veículo possui 52 bancos, isso mesmo CINQUENTA E DOIS! Uma surpresa para muitos que achavam que por conta do carro possuir 4 portas não teria tantas poltronas assim. Além disso, outro diferencial, todos os estofados têm uma textura de tecido totalmente diferente dos urbanos convencionais, numa espécie de veludo (iguais aos suburbanos da Pássaro Marron), tornando-o muito mais confortável.

Informações adicionais:
 - São 9 veículos como este que iram fazer parte permanente da frota das empresa,sendo 3 carros para cada (Expresso Maringá do Vale,CS Brasil e Saens Peña);
 - Segundo informações do Gerente da Expresso Maringá do Vale,Sr. Adriano Lopes os BRT’s iram rodar um em cada linha sendo elas: 212,341 e ainda está a resolver o 3º carro que irá para a 315 ou 317;
 - Na Saens Peña eles irão operar as linhas 115,121 e 304.
- Todos os veículos 0km de Junho de 2013 para frente, são equipados com Wi-Fi;
- Hoje, 24/06, a passagem foi reduzida para R$ 3,00.



Abaixo, fotos dos quatro ângulos do carro!








 Agradecemos novamente toda a empresa Expresso Maringá do Vale, outra empresa que colabora muito com nosso trabalho!!!

Texto e fotos: Jefferson Henrique. Revisão: Jorge Ciqueira.