sábado, 26 de janeiro de 2013

Conhecendo a Viação Itapemirim

Olá pessoal! Hoje estou começando a postar aqui no Estação Regional e vamos contar um pouco como é a estrutura de uma das maiores e mais conhecidas empresas de transporte de passageiros no país: a Viação Itapemirim. 

Em 2009, tive a oportunidade de visitar a garagem de Guarulhos-SP, onde é a sede administrativa do Grupo Itapemirim. 
Cheguei um pouco antes do horário programado para o início da visita e fui diretamente à portaria. À medida em que todos os visitantes iam chegando, todos assinavam a lista de presença e pegavam o crachá com o segurança, que controlava a entrada e saída dos veículos e das pessoas. Em seguida, os visitantes eram orientados ir à sala de recepção. Todos foram recebidos pelo funcionário Nunes que, com educação e paciência, se encarregou de organizar e acomodar todas as pessoas que chegavam. 
Três funcionários chegaram à sala de recepção para dar as boas-vindas e nos acompanhar pelas dependências da garagem durante toda a visita. Imediatamente fomos para o auditório, que fica no prédio administrativo. O Assessor de Imprensa do Grupo nos recebeu, fazendo uma breve apresentação e nos passou todas as orientações de segurança durante a visita, afinal, a garagem estava com sua rotina normal de trabalho com trânsito de ônibus a todo momento pelo pátio. Após a apresentação, assistimos a exibição de um vídeo institucional de cerca de 10 minutos. No vídeo, todos puderam conhecer um pouco do histórico da Itapemirim, a abrangência de suas linhas, treinamento de funcionários, os programas sociais como o projeto Biblioteca Móvel e campanhas de proibição de tráfico de animais, as empresas que compõem o grupo que leva o seu nome. Terminada a exibição do institucional, saímos do auditório para começar a visitar os setores da garagem. 
Sala do Departamento de Marketing da empresa.

O primeiro deles, foi no prédio administrativo. Além da diretoria, Recursos Humanos, Assessoria de Imprensa, lá estão instalados os departamentos de informática e telefonia, onde são recebidas todas as dúvidas, sugestões e reclamações dos clientes através do site oficial da empresa via caixa de mensagens e chat e também pelo SAC (0800).  
Na área financeira funciona o setor de compras. Lá são definidas as aquisições desde um simples bloco de notas até um ônibus. Neste setor também fica o Departamento de Marketing e Comercial.
Logo depois, todos foram conhecer a pequena loja de artigos personalizados. Lá vende-se vários objetos com o logotipo da empresa como canetas, chaveiros, camisetas, agasalhos, bonés, relógios de pulso, bolsas, miniaturas de ônibus. Ao lado, fica o refeitório da garagem, que oferece alimentação aos funcionários controlada integralmente por nutricionista. 
Já no térreo do prédio, fica instalada a biblioteca com exemplares dos mais variados temas e público-alvo. Livros infantis, romances, histórias em quadrinhos, revistas de vários temas. 
Além da biblioteca que a empresa mantém na garagem, ela ainda tem o programa "Biblioteca Móvel" com ônibus adaptados que viajam por todo país incentivando o hábito da leitura.

Terminada a primeira parte da visita, os monitores nos levaram até o ônibus, preparado especialmente para um passeio por todo o pátio da garagem. O motorista nos aguardava na plataforma do setor de limpeza para o embarque. Já a bordo, inicia-se uma gravação com informações do primeiro setor em que a gente ia parar: Lavagem. Lentamente o ônibus foi saindo em direção ao lavador. Ali, cada veículo que chega de viagem passa por uma limpeza rigorosa nos bagageiros, sanitário, salão de passageiros, área externa da carroçaria, rodas e pneus e motor. 
Antes de irem para manutenção, os ônibus são rigorosamente higienizados. 

Em seguida o ônibus partiu para o pátio onde ficam os Tecnobus Tribus, localizado ao lado do Hotel dos Motoristas que oferece 500 vagas, salas de TV, academia de ginástica, salão de jogos e capela ecumênica.
Nossa próxima parada foi no Setor de Manutenção. Depois de passar pela limpeza, cada ônibus é conduzido diretamente para a oficina, que tem capacidade para receber mais de 40 veículos simultaneamente. Os mecânicos fazem toda a revisão no motor, câmbio, suspensão, calibragem dos pneus, parte elétrica, estrutura da carroçaria. Depois de passar por todos esses procedimentos, o veículo é submetido a um Teste de Manutenção que é feito pelo pátio da garagem. Só depois disso, o carro é liberado para ir para o pátio aguardar escala para próxima viagem. 
A oficina equipada e preparada para manutenção preventiva e corretiva da frota Itapemirim.

Depois que passamos pela oficina, fomos conhecer o galpão da Itapemirim Cargas, onde funciona o serviço de encomendas e para finalizar o passeio, desembarcamos no Setor de Tráfego, onde é controlada toda a escala dos motoristas e veículos, análises de tacógrafos. 
A visita foi finalizada com o retorno ao auditório. Novamente o Assessor de Imprensa nos recebeu e abriu espaço para esclarecimentos de dúvidas dos visitantes. Em seguida foi feito um sorteio de brindes e foi oferecido um lanche a todos os presentes. 

Foi uma experiência ótima ter conhecido um pouco da história, a estrutura e entender melhor a importância que a Itapemirim tem no transporte brasileiro. 
Me chamou atenção como a empresa trata seus funcionários. Todos recebem acompanhamento médico e escolar (em caso de funcionário que tenha filhos),  treinamentos específicos e reciclagem periódica. Isso foi visível no tratamento pessoal dos funcionários que nos atenderam, respondendo e explicando a todos com clareza e educação. 
Os motoristas são escalados para viagem após um longo período de descanso. Passa pelo teste de bafômetro e só depois é liberado para ir para sua viagem. 

Para quem tem interesse e disponibilidade em visitar a garagem e sede da Itapemirim, em Guarulhos-SP, basta acessar esse Site e clicar em Viação Itapemirim. Lá tem todas as informações de datas e horários. Esse programa de visitas é aberta ao público em geral, porém tem um limite de vagas. 

Vale a pena!!! Visite nossa fã-page no Facebook!! Siga-nos no Twitter!!

Abraços!!! A gente se vê!!!