sábado, 19 de janeiro de 2013

OF-1721 Euro V e OF-1722M, quais são as diferenças?

Olá pessoal! Estamos aí com mais um post do Estação Regional. Queria agradecer todas as visitas que tivemos nessa semana, foram mais de 200 visualizações. Apesar de parecer pouco, para nós é muito gratificante, porque estamos vendo que nosso trabalho está sendo reconhecido.

Hoje trago um campeão de vendas em chassis para ônibus e seu substituto: o Mercedes-Benz OF-1722M e o Mercedes-Benz OF-1721 Euro V. Muitas pessoas confundem ou não sabem a diferença por completo entre eles, por isso me veio a ideia de mostrar algumas diferenças que eu tenho certeza que vão ajudá-los.


Os dois são Comil Svelto V sobre Mercedes-Benz. Porém, o carro
da Boa Vista (EMTU) é encarroçado sobre OF-1721 Euro V e o da Campibus
sobre OF-1722M.

Abaixo, vou colocar os dois lado-a-lado, mostrando as principais diferenças

        Motor               Mercedes-Benz OF-1722M || Mercedes-Benz OF-1721 Euro V
      
Modelo                     MB OM-924 LA Proncove* 5         MB OM-924 LA Proncove 7
Potência                                   218cv                                        208cv
Torque Máximo            810Nm de 1400 à 1600rpm          780Nm de 1200 à 1400rpm
   Embreagem
Modelo                         MF 395HD (Heavy Duty)                         MF 395
Desempenho
Veloc. Máxima                        108Km/h                                   111Km/h

Proncove: Desenvolvido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA),  visando reduzir e controlar a disseminação de poluentes dos veículos automotores.

Todos os modelos Euro V da Mercedes-Benz usam dois tipos de tecnologia usados pela empresa em outros países, que são o Bluetec5 e BlueEfficiency. O Bluetec é um sistema SCR (Redução Catalítica Seletiva, em português), com adição da solução de ureia (Arla 32) no catalisador, que já está em circulação nos ônibus e também nos caminhões Mercedes-Benz. Já o BlueEfficiency é a recirculação de gases EGR empregado nas vans Sprinter. Em ambos os casos, a empresa promete economia de até 6% em relação ao modelos Euro III(OF-1722M, por exemplo), maior intervalo de trocas de óleo e mais potência em todos os modelos Euro V. Todos os modelos Euro V da Mercedes-Benz, há um "brasão" da Bluetec 5, um item que pode ajudar à diferenciar de um Euro III.


No interior, uma das principais inovações da Mercedes no chassi BlueTec 5 em relação ao Euro III é o novo conjunto painel e volante. 
Agora, o motorista tem à disposição o novo painel com computador de bordo que informa o condutor o desempenho do veículo, o consumo de combustível juntamente com o consumo de Arla 32. Todos os veículos vêm equipados com relógio, indicadores de temperatura do líquido de arrefecimento, odômetro, indicador da pressão do óleo do motor, da pressão pneumática do sistema de freios. Controle de carga da bateria, luzes indicadoras de baixa pressão do óleo do motor, controle do sistema de aceleração eletrônico/módulos eletrônicos MR e FR.
O velocímetro e o contador de giros ganharam um novo design, facilitando ainda mais a visualização do motorista. 
O volante também mudou. Os chassis Euro V vêm equipados com o novo volante de quatro raios, projetado especialmente para o mercado brasileiro. 




Nessa foto temos os mesmos modelos da foto anterior, um OF-1722 (vermelho e branco) e outro OF-1721 EV (EMTU). A única diferença perceptível a olho nú é o respiro. No Svelto é ainda mais difícil, porque ele tem a mesma altura, mas, nos outros modelos, o respiro do OF-1721 EV é mais achatado que o do OF-1722M.

Para auxiliar vocês, fiz este VÍDEO para vocês terem uma noção que a diferença é pouca mesmo.

Por hoje é só pessoal! Espero que gostem no artigo. Agradeço ao Marcelo Castro por ceder seu áudio do OF-1722M.

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domingo, 13 de janeiro de 2013

Redenção Turismo, um exemplo de qualidade

Bom dia, boa tarde, boa noite! Este é o Estação Regional voltando com tudo! Com várias novidades:

  • Novos post's semanalmente, com diversos temas relacionado ao transporte rodoviário;
  • Mateus C. Barbosa, de Piquete, agora também faz parte do Estação Regional;
  • Entrevistas de pessoas do ramo;
  • E fã-page no Facebook, com novas fotos postadas diariamente!!!

    E hoje, como post de reestreia, lhes apresento minha visita que fiz à sede da Redenção Turismo, em Taubaté. Fiquei surpreso...tamanha qualidade embutida numa empresa!



Passando pela portaria, cheguei à recepção que lembra muito as recepções de hótel, tamanha sofisticação. Depois, conheci os dois setores da garagem: 

    •  Área administrativa: como cartão de visita, como citei, há à sala de espera incrivelmente aconchegante. Após ela, há vários escritórios designado para diversas funções, nenhum vazio, ninguém parado, todo mundo trabalhando.
    • Área de Manutenção/Lavagem/Funilaria: um setor que eu fiquei surpreso por tamanha organização e limpeza. Havia um carro somente sendo lavado, porém, todos os outros, completamente limpos, pronto para próxima viagem. Na funilaria, havia um carro somente, colocando a pintura nova. Pintura nova?

    • As pinturas da Redenção sempre chamaram atenção. A primeira, foi feita pelo o pai do atual dono da empresa. A intenção da primeira pintura era passar a impressão "do sol libertando-se das montanhas", frisando a mensagem que a cidade Redenção da Serra foi o primeiro município à libertar seus escravos, cidade que a empresa começou suas operações, em 1969. Essa pintura foi ganhadora de vários prêmios, por pintura mais bem feita na época.
      Depois, veio a atual, com poucas modificações, mas ostentando a beleza imposta pela a primeira.

      Os tempos passaram, e eis que a empresa apresenta a sua mais recente novidade: a obra de arte em movimento!


    • A obra de arte em movimento, este é a marco da nova pintura. Diferentemente das outras empresas do ramo, a Redenção buscou uma agência de publicidade para criar o novo layout da empresa, buscando unir o transporte com um tom mais criativo, inovador, artístico. Quando conversei com Alex Cunha, o responsável pelo marketing da empresa, ele nos explicou que foi difícil à princípio achar um projeto que agradasse a empresa. "A Redenção sempre foi a pioneira em vários conceitos. Fomos a primeira empresa no Vale à colocar Wi-Fi em nossos ônibus, a primeira em adotar a tecnologia QR Code (que possibilita a pessoa entrar em contato com o site da empresa pelo scanner do celular), enfim, queríamos algo que unisse nossa tradicionalidade com a atualidade", diz Alex. 
    • A pintura foi inspirada na arte do Cubismo, do século XX. Tal arte que busca representar uma imagem em formas geométricas, representando as partes do objeto no mesmo plano. Ainda neste projeto é possível notar a mensagem imposta pela primeira pintura. 



    • Tratando-se do carro, é um Marcopolo Paradiso G7 1200, sobre o chassi K3606X2, Euro V. Configuração: 46 poltronas com descanso para pernas, WC, frigo-bar, cafeteria, TV, ar-condicionado, iluminação em led e duas (uma em cada lado) mesas  de escritório.





      A empresa também faz parte do projeto social "Circulando Livro e Mente". Este projeto é um incentivo a leitura destinado principalmente para as crianças, que pode ser garantido com uma espécie de um "ônibus biblioteca", que circula pelas ruas de Taubaté, unindo diversão com leitura para a criançada.



      Além disso, tive a oportunidade de conhecer o dono da empresa, sr.Valdir, que foi muito gentil e me explicou parte deste post que escrevi. "A Redenção sempre foi uma empresa de família, desde 1969, e sempre teve tradição no Vale do Paraíba. Hoje nossa frota têm mais de 170 ônibus e pretendemos renovar e aumentar ela em 2013" - diz Sr.Valdir.

      É isso pessoal. Espero que eu tenha passado a impressão que tivemos ao visitar a garagem, de uma empresa com tradição e MUITA qualidade. Visite o site da empresa e obtenha mais informações!

      Na próxima semana terá outro artigo! Visite nossa fã-page no Facebook! Um forte abraço, e até a próxima!