sexta-feira, 26 de abril de 2013

Um forte problema no transporte intermunicipal na Bahia

Assim como todas as regiões do Brasil, na Bahia há duas empresas fortíssimas (Águia Branca e Rota do Sul) que fazem linhas grandes intermunicipais e não dá muita chances para outras concorrentes. Porém, as pequenas empresas vêm crescendo e se espalhando por todo o estado, que tenta quebrar este monopólio a serviço dos usuários do transporte intermunicipal da Bahia. Vem sendo difícil, pois, essa disputa não é tão honesta o quanto parece.
Em 2011 o assunto já foi debatido inclusive na Assembleia Legislativa da Bahia. Observa-se que o ''grupo'' do setor, não importa o partido, vai sempre estar pronto para defender os interesses do governo e o mais interessante nesta história é que a AGERBA ( Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia ) não fiscaliza nem regula completamente nada. Linhas sem pé nem cabeça circulam em todo o estado por meio não só das grandes ROTA e Águia Branca, mas também por outras empresas do transporte intermunicipal do estado. 
Linhas que partem da localidade A para C mas na verdade só vão para a B não porque o ônibus quebra ou não tem passageiros, simplesmente as empresas ''manipuladoras'' mudam o serviço que foi pago pelo cliente. Resolvi tirar o famoso ''print'' para que as dúvidas fossem tiradas sobre o monopólio existente no transporte rodoviário do estado da Bahia.

 Na foto de Destinos em que a ROTA percorre no site da AGERBA mostra que são diversas linhas, mas observem que a maioria são todas passando por Itabuna - BA ou cidades próximas a Itabuna. A lista de linhas com o nome Itabuna no meio foi tão grande que o print não pegou. Agora se você for questionar a Agerba porque as empresas Águia Branca e ROTA ficam com as linhas mais lucrativas eles ''não vão saber responder''. Interessante não é? Se bem que quem paga com tudo isso é você, passageiro, que encara 7 horas em um veículo em que a poltrona quebra, o ar-condicionado não funciona e WC sempre trancado. 

No outro print vocês vão perceber que a as linhas saindo da capital para o interior de maior parte são da Viação Águia Branca. A pergunta que sempre fica na boca de telespectadores de rádio e televisão porque a maioria das emissoras não expõe o ''podre'' das empresas de transporte rodoviário no ar? Será que é por medo da retaliação das empresas ou do governo do estado? Se você for para Serrinha, Baixa Grande, Feira de Santana ou Capim Grosso, você vai encontrar diversas opções. Diferentemente do que ocorre na capital e no sul da estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário