segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Expresso Maringá,mal falada,bem amada (Parte I)

Fala galerinha,beleza?Antes de tudo gostaria de me desculpar pela a falta de post,ocorrida por falta de tempo(estudar em duas escolas não é fácil) e tambem agradecer a todos que tem visitado e comentado no Estação Regional,tem muitas pessoas me perguntando quando que vai ser o proximo post,e isto é muito gratificante,valeu mesmo.


Como prometido,vou falar da Expresso Maringá(SJC),vencedora do Lote 3 de São José dos Campos.Do tipo "pau para toda obra",a Expresso Maringá opera 23 linhas de São José,desde da menos demandada(344)à mais demandada(317).Com seus Pluss OF-1418s e O-500M ela começa a operar o tal lote que ela tanto disputou.



Busscar Urbanuss Pluss MBB O-500M,por Jorge Ciqueira.

Taí um dos 46 Padrons que a empresa tem em São José que comprou no começo de operação,em 2008.Com piso de alumínio,esses carros têm poltronas SPFI,com estofado e pega-mão encapsulado na poltrona.São confortáveis,mostram um ótimo desempenho em velocidade,conforto e talvez dirigibilidade(não sou motorista,mais quem é,fala muito bem deles).Sobre a linha,é demandada,por isso tem alguns Padrons na linha,alguns?Sim,sim,com a criação da Estação de Conexão - Campos de São José alguns Padrons da linha foram para a nova linha 341,que liga a ECO ao Term.Central.

Busscar Urbanuss Pluss MBB OF-1418,por Jorge Ciqueira

Taí os polêmicos OF-1418 ALONGADO.A Secretaria de Transportes não tinha especificado de quantas toneladas  deveria ser os Convencionais,por isso,o Constantino comprou OF-1418 para os Convencionais...Particulamente gosto muito deles,mostram bom desempenho VAZIO,porque quando enche...o Pluss sofre para levar seus 80 passageiros para seu destino,o pessoal da 212 e da 209 que o digam.Se não me engano são 57 deles(3055 ao 3111).Os carros 3055,56,57,58,59 foram para as linhas alimentadoras da ECO,que são rurais e baixa distância.Eles por sua vez,em linhas rurais vivem sujos e batem mais do que os outros.Já o 3060 e o 3061 foram para linha Expressa da ECO,a 340.O 3060 já rodava na extinta 203 que rodava naquela região.Já o 3061 era da 208 linha de média demanda,demanda que foi caindo.Com a operação da Capital do Vale ela rodava com um Svelto Padron(3175),hoje,roda com um Torino Semi-Midi.

Marcopolo Viale Articulado MBB O-500MA,protótipo da Mercedes-Benz,por Juliano Souza.

Um carro que São José sente saudades é este.Um carro que a Expresso Maringá devia ter comprado mais,ou não,se fosse em OF-1722 já seria suficiente.O 3112 veio em Setembro de 2008,praticamente o começo de operação da empresa.Protótipo da Mercedes,veio fazer seus testes pela Expresso Maringá em São José,e sinceramente,foi aprovado né...Rodava pela a 315-Interlagos x TUC,linha que é operada pelo os Padrons da mesma e que é demandada.
Hoje,este carro se encontra em Curitiba,acho que é pela a Campos Gerais,mais parece que ele já mudou de empresa.


Bom pessoal,por hoje é só.Pensei que ia dar para escrever a história da Maringá só em um post,mais é longa a história desta empresa.Talvez na semana depois do feriado eu posto novamente.Valeu!

                                           Estação Regional,o resumo da Busologia.Por Jorge Ciqueira.

Agradecimentos:

Juliano Souza - Vias nas Fotos